Aprenda a fazer uma redação em 10 passos super fáceis ;)

Aprenda a fazer uma redação em 10 passos super fáceis ;)

Meninas e meninos, o Enem já tá chegando, então vou passar a dica da hora: vamos usar o meu caderno para fazer aquela redação, para a escola ou para aquela prova difícil? 😉

1º PASSO
Estejam sempre bem informados! Hoje em dia, com internet, fica mais fácil estar por dentro do que acontece, então deem uma pesquisada e vejam as notícias mais comentadas desde o meio do ano passado (como os protestos, as Olimpíadas e por aí vai), porque daí pode sair o tema. E também sempre é bom exercitar a leitura!

2º PASSO
Sempre é bom praticar, né? E é copiando que se aprende. Então, vamos aprender copiando. Copiem textos dissertativos! Peguem aquele texto interessante e depois de uma boa lida, copiem para aprender as estruturas, pontuação e ortografia. Sempre confiram depois para ver se conseguiram aprender o máximo que o texto tem a oferecer.

3º PASSO
A prática leva à perfeição! Treinar é essencial, então, escreva pelo menos duas redações por semana. Levem as redações para seu professor e peça ajuda a amigos. Eles vão perceber coisas que você não viu e, com as dicas, você vai escrever bem melhor!

4º PASSO
Conheçam seu inimigo! Pesquisem temas anteriores das provas, como o Enem por exemplo, e tentem escrever sobre esses temas. Isso com certeza vai te ajudar na hora da verdade! 😉

5º PASSO
Atenção na hora da prova! Leiam com bastaaaaante cuidado a questão! Listem de forma resumida o que a prova pede e como você pode responder na folha de rascunho. Se você se perder enquanto escreve, é só voltar na listinha para guiar o texto como você quiser!

6º PASSO
Depois que fizer a listinha, faça o planejamento do começo, meio e fim da redação! Assim você vai saber onde colocar os pontos principais que você pensou no passo 5!

7º PASSO
Escreva na folha de rascunho. Risque! Apague! Rasure! Esse é o lugar de errar. Escreva sem medo e deixe o texto fluir, depois é só passar a limpo!

8º PASSO
Vamos botar o treino em prática! Diversifique a linguagem, utilizando o que você aprendeu nos primeiros passos. Mostre o repertório que você conquistou com seu esforço. Quem estiver corrigindo vai gostar de ler palavras diferentes, mas sempre combinando com o resto do texto!

9º PASSO
Releia! Leia de novo! Leia mais uma vez! Presente atenção e note qualquer erro. Esse é o momento de perceber qualquer falha e corrigi-la!

10º PASSO
Passe o texto a limpo e o transcreva para a folha oficial! Capriche na letra, atenção aos parágrafos e à pontuação! Depois que checar tudo, é só comemorar!

Agora que a gente já sabe tudo, vamos praticar! Peguem meus cadernos e mãos à obra! 😉

 

 

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



slide1-2018
slide2-2018