Confira os possíveis temas que podem cair na Redação do ENEM 2016

Confira os possíveis temas que podem cair na Redação do ENEM 2016

Muita gente, quando vai fazer o Enem, se desespera na hora da Redação. Eu sei que mete medo, até porque se você tirar zero nessa prova, o sonho de concorrer a uma vaga em universidades públicas, bolsas de estudos em universidades particulares e financiamento estudantil precisará ser adiado por mais um ano. Não queremos que isso aconteça, certo?

Então o que precisamos fazer é nos preparar! Pode parecer fácil falar de algum tema importante na atualidade, mas para escrever uma boa redação é importante mais: o aluno precisa ler bastante sobre variadas temáticas, assistir jornal, ler notícias online, ficar atento com o que está acontecendo no mundo e, principalmente, no Brasil.

Tem alguns assuntos que estão em evidência nesse momento e separei alguns que podem ser tema da prova de Redação do Enem 2016:

.

– As Olimpíadas no Rio de Janeiro.

Até a data da prova do Enem, as Olimpíadas e Paralimpíadas já vão ter acabado, eu sei. Mas justamente por já ter acontecido, é um bom momento de avaliar o evento, o legado que ficou no País, o que é preciso melhorar em termos de infraestrutura, capacidade de realização de eventos, violência, desenvolvimento urbano, o comportamento do brasileiro diante do mundo, o investimento para a realização dos jogos, etc.

.

– O futuro político, econômico e as políticas sociais no País.

Esse é um tema bastante delicado e que precisamos ter cuidado na hora de escrever a Redação. O importante é analisar todos os aspectos de forma imparcial, mesmo que você tenha uma posição política definida.

Sobre a economia, lembre-se de comentar sobre a estagnação econômica, o aumento da inflação, o desemprego e a falta de crédito no mercado. Analise a situação atual do Brasil, busque os motivos que nos levaram à situação que o país se encontra, analise os cenários possíveis e as reivindicações de diferentes classes sociais.

Fique atento: evite posturas radicais ou repetir chavões que você lê na internet, pois isto não vai resultar numa boa pontuação para você.

.

– O poder da mídia tradicional x o poder das mídias sociais

Vários grandes jornais e revistas estão em crise e alguns até estão prestes a fechar as portas. Boa parte disso se deve à mudança de hábito do brasileiro, que vem abandonando os meios tradicionais e tem preferido usar a internet (e ainda a TV) como meio de informação.

Hoje, redes sociais, como Facebook e Twitter, já divulgam muito mais informações que todos os canais tradicionais juntos, com muito mais alcance. Estamos no meu blog, né? Hihihi. E vocês vivem lendo notícias em primeira mão aqui, muito antes do que na TV, no rádio ou em jornais impressos.

Como você imagina que será o futuro dos meios de comunicação? O que está em jogo? Pense sobre isso pra escrever sobre o tema.

.

Bom, minha dica principal é: ler bastante, praticar, escrever várias vezes sobre vários temas, estudar os formatos de redação, estudar direitos humanosporque esse é um critério importante na avaliação da Redação –, resumindo: ESTUDEM! Hihihi.

E pra completar a preparação de vocês, deem uma olhadinha nesse post da Cadersil para que você entenda os critérios de avaliação da Redação do Enem e arrase na prova! Eu tô torcendo por vocês que vão fazer a prova esse ano. Eu ainda não vou, mas já estou me preparando também. Hihihi.

Dica do Terra.

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



slide1-2018
slide2-2018