Conhecendo histórias indígenas

Conhecendo histórias indígenas

O dia 19 de abril é conhecido no Brasil todo como o “Dia do Índio“, e essa data não foi escolhida à toa. Sua origem remete a um protesto dos povos indígenas do continente americano ainda na década de 1940, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os índios no território. Somente em 1943 foi instituído decreto-lei instituído pelo presidente Getúlio Vargas, que finalmente estabeleceu a data comemorativa.

E para comemorarmos e aprendermos mais sobre os índios, hoje eu vim trazer 2 curtas metragens que retratam os povos indígenas de diferentes lugares do continente americano. Diferentemente do que todos nós pensamos um dia, esses povos têm grande diversidade cultural entre si: só no Brasil existem mais de 300 etnias, que falam mais de 270 línguas diferentes!

Os curtas a seguir se referem a várias culturas, que compartilham semelhanças e diferenças. Demais, não é? Então, apertem os cintos e vamos aos filmes.

GO? GO!

Essa animação, feita por crianças da etnia Kalapalo, conta um pouco sobre esse povo e sobre a festa do Kuarup, celebrada na região do Xingu.

Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina de 6 anos, vai desafiar seu destino e aprender sobre o ciclo da vida.

Espero que vocês tenham gostado e tenham aprendido um pouquinho mais sobre os indígenas.

Até a próxima!

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



rocker-girl—colecao-2019—slide2
rocker-girl—colecao-2019—slide1