Dia da Literatura Brasileira

Dia da Literatura Brasileira

Hoje é dia de homenagearmos a Literatura Brasileira. Essa data foi criada para lembrar o aniversário do escritor José de Alencar, ícone do Romantismo brasileiro e o primeiro autor a escrever livros que retratavam o Brasil de forma realista; o sertão e a vida indígena eram seus temas prediletos. Hoje também é dia de enaltecer os grandes autores e escolas que marcaram a história do nosso país, como o Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo e o Modernismo.

Em 1896 um grupo de escritores liderados por Machado de Assis se reuniam com a intenção de valorizar a nossa literatura, e foi assim que nasceu a Academia Brasileira de Letras em 1897.

Agora vamos conhecer um pouco sobre a história de alguns movimentos literários e seus autores.

Quinhentismo – Escola literária do século XVI. É considerada a fase inicial da literatura brasileira, e tem como representante o padre José de Anchieta.

Barroco – Movimento do século XVII, que destacava os conflitos espirituais do homem. Os grandes autores foram Padre Antonio Vieira e Gregório de Matos.

Arcadismo – Escola literária do século XVIII, marcada pela razão. Os principais autores foram Tomas Antonio Gonzaga, Basílio da Gama e Claudio Manoel da Costa.

Romantismo – Movimento do século XIX, que destacava o romance. Os autores mais relevantes do período foram Castro Alves, José de Alencar, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo.

Realismo – Escola literária do século XIX, marcada pelos conflitos humanos. Destaque para os autores Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia.

Parnasianismo – Movimento literário do início do século XX. Os principais autores foram Olavo Bilac e Raimundo Correa.

Pré-Modernismo e Modernismo – Movimentos que aconteceram de 1902 a 1930. Os autores mais influentes foram Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato (Pré-Modernismo); Manuel Bandeira, Oswald de Andrade, Cassiano Ricardo e Mario de Andrade (Modernismo).

Também devemos destacar os autores do Realismo, como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes.

Em 120 anos apenas 08 mulheres foram eleitas. E são elas:

Que tal usar o dia de hoje para pensar neste cenário literário? Vamos estudar e conhecer mais da nossa literatura!

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



rocker-girl—colecao-2019—slide2
rocker-girl—colecao-2019—slide1