DIA NACIONAL DO CINEMA BRASILEIRO

DIA NACIONAL DO CINEMA BRASILEIRO

Como eu sempre falo de filmes por aqui, hoje não poderia ser diferente, já que é o dia nacional do Cinema Brasileiro. E é óbvio que eu vou contar pra vocês os meus filmes brasileiros favoritos. Inclusive, foi pra isso que eu vim aqui!

Mas antes vou contar um pouquinho sobre o cinema brasileiro e de como ele rico em cultura. A data homenageia a primeira exibição cinematográfica pública do País, evento que aconteceu em 1896, no Rio de Janeiro. O salto de desenvolvimento do cinema nacional ocorreu na década de 1960. Com o conhecido “Cinema Novo”, vários filmes ganharam destaque nos cenários nacional e internacional. Podemos dizer que o marco inicial desta época de prosperidade cinematográfica nacional foi o lançamento do filme “O Pagador de Promessas”, escrito e dirigido por Anselmo Duarte. Foi o primeiro filme nacional a ser premiado com a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes.

ALGUMAS CURIOSIDADES DO CINEMA BRASILEIRO:

– Em 1973, o Brasil criou o Festival de Gramado, realizado anualmente na cidade de mesmo nome, na Serra Gaúcha. O troféu, conhecido como “kikito” é uma figura risonha, esculpida em bronze.

– Até 2018, nenhum filme brasileiro havia ganhado o Oscar de melhor filme estrangeiro.

– O filme brasileiro que teve maior bilheteria em todos os tempos foi “Nada a perder” (2018) com público de 12 milhões.

– Algumas pessoas comemoram o dia do Cinema em 19 de junho , pois nesta data, em 1898, ocorreu a primeira filmagem no Brasil. O italiano Afonso Segreto filmou a entrada da Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.

Mas, vamos para as minhas escolhas pra hoje!

GO? GO!

1 – O AUTO DA COMPADECIDA (2000)

João Grilo é um malandro sabido e esperto que luta pelo seu pão a cada dia, geralmente provocando confusão por onde passa. Ao seu lado está Chicó, companheiro de aventuras e estrada. João acaba morrendo e, com outras figuras, será julgado no Céu. Outro grande exemplo que mostra o poder dos filmes brasileiros, eterno e simbólico longa nacional. Um dos maiores filmes brasileiros.

2 – O PALHAÇO (2011)

Em O Palhaço, Benjamim (Mello) e Valdemar (Paulo José) formam a dupla Pangaré e Puro Sangue, que rodam as estradas do interior com a trupe do Circo Esperança. O palhaço Benjamin, porém, está em crise. Acha que perdeu a graça.

3 – O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS (2006)

Durante a Copa do Mundo de 1970, os pais de Mauro dizem ao filho que vão sair de férias, mas na verdade estão saindo do país para escapar da repressão na ditadura militar. Sem entender, o garoto de 12 anos acaba indo morar com um judeu solitário em seu prédio em São Paulo. Esse filme foi indicado ao Urso de Ouro.

4 – QUE HORAS ELA VOLTA? (2015)

Premiado em Berlim e Sundance, “Que Horas Ela Volta?” reforçou o discurso do conflito de classes com um detalhe inovador, trazendo uma personagem pobre que estuda para passar numa universidade conceituada enquanto se hospeda na casa onde sua mãe trabalha como empregada. O tema não é novo, mas a ideia de uma juventude mais antenada e consciente de seus direitos ganhou peso e conquistou o público e a crítica.

5 – O HOMEM DO FUTURO (2011)

“Então me abraça forte…”

Na trama, Zero (Moura) é um cientista genial, mas arrogante e infeliz, que há 20 anos foi humilhado publicamente na faculdade e perdeu o grande amor de sua vida, Helena (Alinne Moraes). Prestes a ser demitido, Zero aciona, antes de totalmente concluído, o acelerador de partículas mais barato do mundo. O experimento dá errado, o cientista acidentalmente volta ao passado – e se vê diante da chance de alterá-lo.

6 – AMOR.COM (2017)

Katrina (Isis Valverde) é uma blogueira fashionista que, com milhares de seguidores e influenciadora digital, tem seu mundo virado de pés para o ar após uma foto comprometedora cair na internet. Tudo muda, porém, quando ela se encanta com um jovem nerd, interpretado por Gil Coelho.

E aí, curtiram? Conheciam algum desses filmes? Eles são ótimos e eu super te recomendo a assistir! Aproveita que as férias estão chegandoooo!

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



rocker-girl—colecao-2019—slide2
rocker-girl—colecao-2019—slide1