Dicas para controlar o nervosismo e ir bem nas provas

Dicas para controlar o nervosismo e ir bem nas provas

Quer seja para realizar o Enem ou quer seja para fazer uma prova importante na escola ou faculdade, como estamos emocionalmente influencia bastante no nosso desempenho.

Por isso, manter a calma realizando os exames é fundamental. Quando estamos muito nervosos, é bastante comum “dar branco” na hora de responder alguma questão. E, nesse momento, é importante lembrar: VOCÊ CONSEGUE!

E se você precisa de mais dicas para controlar os ânimos e arrasar na prova, vamos lá:

1 – Conheça o local de prova

Se você vai fazer o ENEM ou algum vestibular em um local que não é a escola que você frequenta, visite o local antes para saber onde fica, quanto tempo leva da sua casa até lá, para não correr o risco de precisar sair correndo nos últimos minutos, antes do portão fechar.

2 – Separe todo o material que você precisa levar

Para o Enem, não deixe de levar a caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e o documento de identificação oficial com foto. Caso você faça algum outro vestibular, verifique nas regras o que você pode ou não pode levar para o local de prova. Deixe o celular ou smartphone em casa, claro. Depois você pode comentar com seus amigos sobre as melhores e piores questões do exame. E não esqueça de levar água, um lanche leve, e até um chocolate para ajudar na hora da prova!

3 – Durma bem na noite anterior à prova

Não vai adiantar de nada ficar acordado na noite antes da prova, nem para estudar, nem para ir para a balada com os amigos. É importante ter uma boa noite de sono, estar descansado e bem-disposto para conseguir se concentrar e conseguir fazer o exame tranquilamente.

4 – Tenha uma boa alimentação antes do exame

É interessante tomar esse cuidado já nos dias que antecedem a prova, para não comer algo que pode lhe fazer mal. Evite frituras, alimentos que você sabe que tem alergia, comidas muito pesadas e feitas em locais onde você não confie na higiene do preparo. Ninguém merece perder a concentração na prova por causa de uma dorzinha na barriga, e muito menos passar mal e precisar ir ao hospital. E, claro, jamais deixe de se alimentar no dia da prova!

5 – Deixe as questões mais difíceis para o fim

É preciso saber gerenciar o tempo para não ser pego de surpresa no final. Se você estiver demorando muito em uma questão mais difícil ou caso dê um “branco”, faça outras questões e, depois, volte àquela em que você sentiu dificuldade. Caso o tempo esteja acabando, pelo menos você já garantiu as questões que você está mais seguro da resposta. Você também pode começar a prova pelo assunto que domina mais. Isso vai te dar segurança para o resto do exame, ao invés de assustar logo de início.

6 – Não deixe questões sem resposta

Vantajoso não é sair mais cedo; vantajoso é acertar o maior número de questões. Responda todas a prova com calma e, caso sobre tempo, confira tudo para ter certeza que não deixou de marcar nenhuma resposta.

7 – Mentalize um bom desempenho, acreditando em sua capacidade e mantendo a tranquilidade

Na hora da prova, ficar pensando que não está totalmente por dentro de um ou outro assunto não vai te ajudar em nada. Muito pelo contrário. Pense positivo, acredite no que você aprendeu ao longo do ano e mantenha-se calmo. Pode parecer bobo, mas exercícios de respiração também vão te ajudar bastante a controlar o nervosismo nesse momento. Inspire e expire lentamente, quantas vezes for necessário, até você se sentir calmo o bastante e confortável para começar ou continuar a prova.

Acredite em você. Eu acredito e sei que você vai arrasar!  E boa prova! 

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



rocker-girl—colecao-2019—slide2
rocker-girl—colecao-2019—slide1