Dicas para melhorar suas anotações

Dicas para melhorar suas anotações

Chegando as provas de meio de ano? Está precisando estudar? Vão começar as revisões? O que fazer?!!! <o>

ANOTAR! Para se dar bem na escola , saber fazer boas anotações é uma habilidade valiosa para reter e relembrar informações. Siga esses passos e dicas para aprender como criar boas anotações que o ajudarão a aplicar e reter seu conhecimento.

1 Reúna seus materiais. Pegue as ferramentas e vamos ao trabalho. Tenha sempre perto de você, tudo que vai precisar na hora do estudo.

  • Se vai escrever à mão, leve um caderno A4 da Rocker Girl com muitas folhas em branco e duas canetas de cada cor. Se utilizará um notebook, deixe-o carregado e sente-se próximo de uma tomada, ou combine os dois! 😉
  • Se utiliza óculos, leve-o com você para caso o professor/palestrante anote algo importante no quadro. Lembre-se de carregar um pano de microfibra para limpar as lentes caso precise. Escolha também um lugar do qual possa ver e ouvir o orador.

2 Escute com atenção. Muitas pessoas se esquecem de ouvir ao tentar anotar todas as palavras sem compreender muito bem o que é dito. Depois você não vai conseguir se guiar com tanto assunto.

  •  Se você não se esforçar para entender o assunto durante a aula, você perderá uma ótima oportunidade de aprendizado.
  • Tente sempre absorver as informações ao ouvi-las pela primeira vez, assim você não correrá o risco de ficar confuso na revisão.

3 Você retém melhor o que é escrito a mão.

  • Suspeita-se de que isso ocorre pois os usuários de notebooks tendem a transcrever o que ouvem inteiramente, sem processar o que é realmente dito. Por isso, tente realizar suas anotações à mão sempre que possível.
  • Ao realizar as anotações à mão, por outro lado, não é possível escrever rápido o suficiente para copiar palavra por palavra, então seu cérebro é forçado a se concentrar mais para selecionar as informações mais importantes e relevantes.

4 Foque-se em palavras-chave e conceitos. A alteração mais importante que você pode realizar para melhorar suas habilidades é se focar em anotar apenas palavras-chave e conceitos. Elas vão ser guias na hora de relembrar o assunto.

  • Identifique as informações mais relevantes. Anote palavras individuais ou frases-chave que são relevantes ao assunto em questão –como datas, nomes, teorias e definições – apenas os detalhes mais importantes devem ser selecionados. Elimine as palavras que estão sobrando e os detalhes secundários – se quer essas coisas, leia um livro.
  • Pense sobre o que quer reter. Por que está assistindo essa palestra? Por que seu chefe o enviou a essa conferência? Apesar de nosso instinto nos tentar fazer anotar tudo que ouvimos, lembre-se de que está anotando para aprender algo, não para escrever um livro.
  • Priorize as informações novas. Não perca tempo anotando coisas que já sabe – isso só desperdiçará seu tempo. Foque-se em anotar informações novas para tirar o maior proveito de sua atividade.

5 Codifique suas notas com cores. Muitas pessoas acreditam que um pouco de cor torna suas anotações mais legíveis e fáceis de se reter.

  • Isso ocorre pois a cor estimula o lado criativo do cérebro, o que torna as anotações mais interessantes. Isso o ajudará a associar a cor à memória e permitirá que você se lembre das anotações com pouco esforço.
  • Experimente utilizar canetas com cores diferentes para partes diferentes das anotações – por exemplo, escreva as perguntas em vermelho, as definições em azul e as conclusões em verde.
  • Você também pode utilizar um marca-texto para destacar palavras-chave, datas e definições. Tome cuidado para não exagerar, entretanto.

Legal né? Espero ter ajudado vocês na hora do estudo.

Vocês também podem ver mais algumas alternativas aqui no Wiki How

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



rocker-girl—colecao-2019—slide2
rocker-girl—colecao-2019—slide1