Dicas para memorizar informações para as provas!

Dicas para memorizar informações para as provas!

Com o ENEM 2016 se aproximando, final do ano e muitas provas na escola, algumas estratégias podem te ajudar a memorizar a matéria.

Na hora de estudar o conteúdo da prova de história, por exemplo, com a criação de associações fortes e vívidas, você terá uma chance melhor para lembrar das informações que precisa. Se continuar repetindo e praticando o que aprende, você vai conseguir fazer o conteúdo grudar na sua mente. Hihihi. Vamos para as dicas que podem te ajudar nesse processo:

Utilize seu corpo

Andar enquanto você estuda, criar movimentos com as mãos para aprender junto com certas datas, e até cantar sobre o conteúdo pode ajudar a melhorar sua memória. Tente cantar o ano e o acontecimento na melodia da sua música favorita.

“Yeah, is it too late now to say sorry?
Cause I’m missing more than just your body
Mil oitocentos e vinte e doooois
Yeah independência do Brasil
Dom Pedro Primeiro em 18-22”

Vocês nunca mais vão cantar Sorry na sua versão original! Hihihi.

memorizar1

Repita as informações com frequência

Enquanto você estiver preparando um sanduiche para lanchar, tente ficar repetindo as informações que você está tentando memorizar em voz alta. Faça isso também na hora do banho, quando estiver caminhando pela rua, o tempo todo!

Quanto mais puder repetir as informações que precisa aprender, maior sua probabilidade de conseguir memorizar, pois esquecemos uma grande quantidade de informação nas primeiras 24 horas depois de aprender. Então repita o conteúdo mentalmente pelo menos uma vez por dia, todos os dias até a prova. Isso vale para acontecimentos históricos, tipos de terrenos, diferença entre aposto e vocativo, fórmulas de física ou matemática, enfim, repetição é a palavra-chave!

memorizar2

Use essas informações

Um jeito muito legal de revisar o conteúdo que você está tentando memorizar é explicar para outra pessoa. Conte para os seus pais ou seus irmãos sobre quando Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, mas faça isso da sua maneira, com suas próprias palavras, ao invés de tentar reproduzir fielmente o que leu nos livros. Também ajuda quando você tenta ensinar a matéria para algum colega que não está entendendo bem o assunto.

memorizar3

Revise, revise, revise! Quanto mais você praticar, mais fácil será para memorizar o assunto para a prova e para a vida.

Depois me contem se isso ajudou ou se vocês tem outras ideias para dividir com a gente!

Me inspirei nas dicas do Wikihow.

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



slide1-2018
slide2-2018