Dicas para se preparar para as provas de Matemática

Dicas para se preparar para as provas de Matemática

As provas de matemática costumam fazer muita gente tremer na base. São muitas fórmulas, muitas informações para memorizar e saber aplicar na hora dos testes. Mas se você está naquela reta final dos estudos, principalmente para o ENEM, essas dicas podem ser úteis na hora de revisar o conteúdo e se preparar para a prova.

No ENEM, por exemplo, alguns temas costumam ser abordados com frequência. Razão e proporção, porcentagens, geometria plana e espacial, relações e funções, combinatória, probabilidade e estatística, exponenciais e logaritmos. Todos esses assuntos geralmente “caem na prova”, mas não quer dizer que você deve estudar só eles.

Dá uma olhadinha nessas dicas para arrasar, não só no Exame, mas em todas as provas de Matemática:

Certifique-se de que você compreendeu bem os conteúdos anteriores.

Se você não aprendeu o básico, vai ser complicado avançar naquela parte aparentemente super difícil do conteúdo. Caso note que está com dificuldade em algum assunto, volte aos conceitos necessários para aprender o tópico que você está estudando e certifique-se que realmente os aprendeu. Talvez você apenas precise refrescar a memória.

Estude quando estiver em boas condições físicas e mentais.

Essa dica é para todo o seu tempo de estudo, mas fica muito mais difícil se concentrar e render nos estudos de exatas quando você está mega cansado ou preocupado com alguma coisa. Descanse a mente e volte a estudar matemática quando estiver se sentindo melhor. Você vai ver a diferença que será na hora de aprender e praticar o conteúdo.

Entenda de onde vêm as fórmulas matemáticas.

A melhor maneira de memorizar as fórmulas, e principalmente de saber quando e como aplicá-las, é compreender a origem delas. Elas são uma síntese de algo que foi demonstrado antes. Então, sempre que se deparar com uma nova fórmula, procure entender como se chegou até ela.

Pense além das fórmulas.

É uma tendência nas provas atuais explorar o assunto contextualizado, principalmente com a matemática aplicada em situações do dia a dia. Leia bem os enunciados para entender qual é a informação solicitada. Às vezes, se você parte para resolver a questão sem ler direito, pode acabar errando a resposta.

Pratique. MUITO!

Ter o embasamento teórico ajuda muito na prova de Matemática. Mas, assim como ocorre em outras matérias de exatas, a capacidade do aluno resolver problemas será testada. Portanto, uma das melhores formas de estudar é fazendo exercícios. Faça atividades, simulados, resolva as provas dos anos anteriores, pratique. Logo, logo você estará craque em qualquer questão.

Se Matemática não é sua matéria preferida, tenha um pouco de paciência e não desista após o primeiro obstáculo. A prática leva à perfeição e, seguindo essas dicas, em breve você vai tirar ótimas notas. Se você curte Matemática, cuidado pra não se confiar demais, estudar pouco e se atrapalhar na prova.

Tenho certeza que, com um pouquinho de dedicação, você vai tirar as melhores notas! Boa prova!

Essas dicas eu vi no Guia do Estudante e G1.

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



rocker-girl—colecao-2019—slide2
rocker-girl—colecao-2019—slide1