Tem carnaval? Então calma aí que eu entrei no clima do frevo! Vem comigo! ;)

Tem carnaval? Então calma aí que eu entrei no clima do frevo! Vem comigo! ;)

Oi, meninas! Se tem uma manifestação cultural que eu adoro é o carnaval, viu? Geralmente eu fico ligadinha nas escolas de samba, nos desfiles, nas festinhas super animadas que acontecem em todo o país. Mas hoje eu vou falar de um ritmo que me encanta: o frevo! E olha aí… eu já entrei no clima! Hahahaha!

rocker-2

Foi em 2012 que a Unesco declarou esse ritmo como Patrimônio Imaterial da Humanidade! Para quem não sabe, o frevo anima (e muito!) os carnavais no Estado de Pernambuco. Passos ágeis, muita alegria e empolgação… uhu, já estou ensaiando por aqui! 😀

Mas tem mais… o frevo representa a riqueza da criatividade e da cultura que surge da combinação de música, dança, capoeira e artesanato, entre outros, demonstrando o talento criativo de seus praticantes. É um ritmo vivo, frenético e vigoroso que surge da fusão de vários gêneros musicais, como a marcha, a quadrilha, a polca e peças do repertório clássico.

0003

E sim, se você ficou curioso… a sombrinha é um dos elementos que faz parte dessa tradição. O passista de frevo faz muitas acrobacias e o uso da sombrinha reforça a ideia de concentração e equilíbrio de quem dança. Maaaas não começou assim: a sombrinha em sua origem não passava de um guarda-chuva conduzido pelos capoeiristas pela necessidade de ter na mão uma arma para ataque e defesa, já que a prática da capoeira estava proibida na época!

Da Redação com informações da Unesco e basilio.fundaj.gov.br

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



rocker-girl—colecao-2019—slide2
rocker-girl—colecao-2019—slide1