No Dia do Sorvete, conheça um pouco da história dessa sobremesa!

No Dia do Sorvete, conheça um pouco da história dessa sobremesa!

Sabe aquela sobremesa que é unanimidade entre todo o mundo? Pois é! Hoje, 23 de setembro, comemoramos o Dia Nacional do Sorvete! Para quem não sabe, a data é celebrada por marcar o início da primavera e, por consequência, o aumento no consumo do sorvete em todo o país! A data teria sido criada pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS).

Uma das teorias aponta que o sorvete foi criado há mais de 4 mil anos, na China e surgiu a partir de uma mistura de leite, com arroz e neve (let it goooo)! No século XII, o explorador Marco Polo, que ao desbravar a China, aprendeu com os nativos faziam o sorvete e levou a sobremesa até à Europa.

De acordo com a Fio Cruz, o sorvete chegou no  Brasil em 1834, quando o navio americano Madagascar, vindo de Boston, chegou ao Rio de Janeiro trazendo 200 toneladas de gelo! Como na época não tinha geladeira – imagina a agonia rsrs – o gelo foi armazenado com serragem em depósitos subterrâneos, sendo conservados por cerca de 5 meses!

Bom, já que não tinha freezer, o dia de servir o sorvete era um verdadeiro evento na cidade! Multidões formavam filas e mais filas para degustar dessa delícia. Só em 1941 é que o Brasil teve o sorvete distribuído em escala industrial, com a instalação da primeira empresa do ramo no país.

Gostaram de saber um pouco mais sobre a história do sorvete? Eu aprendi muito quando pesquisei para escrever esse post! Não imaginava que o sorvete fosse tão antigo assim. Qual é o seu sorvete favorito? O meu é o de flocos!

 

Fontes:

Fio Cruz | Clendarr

Compartilhe! ^-^


Comente muito!!



rocker-girl—colecao-2019—slide2
rocker-girl—colecao-2019—slide1